A Solução da Tecnologia do Futuro! Você sabe como funciona os Serviços de Portaria Remota?
Os Serviços de Portaria Remota é uma opção muito interessante se você busca mais segurança e redução de custos em sua empresa ou condomínio. Pode-se obter uma economia de custos de até 70%, dependendo do local, com um retorno do investimento de cinco a seis meses. Além disso, sistemas automatizados facilitam processos envolvendo comunicação, usabilidade, segurança e eficiência. De qualquer forma, antes de adotar esta solução, é importante conhecer as vantagens desta tecnologia e tomar algumas medidas na implementação dos sistemas.
Definição dos Serviços de Portaria Remota
Uma portaria remota consiste no acionamento automático de dispositivos para monitorar e controlar o acesso as dependências de sua empresa ou condomínio. O dispositivo é integrado e gerenciado por um operador remoto ou pelo próprio morador (portaria autônoma).
Por exemplo, um visitante pode ser admitido por um guarda remoto com a autorização do residente, até o próprio dono. De qualquer forma, os funcionários não são obrigados a realizar essa atividade na entrada dos locais. No entanto, vale lembrar que a chegada do novo sistema também exigirá que os moradores mudem seus hábitos, por isso vale a pena tomar alguns cuidados.
Implementação dos Serviços de Portaria Remota
Os responsáveis por empresas ou condomínios enfrentam enormes desafios na construção de projetos eficientes. Verifique os seguintes pontos que devem ser avaliados ao implantar esta solução:
*Discutir o assunto com os inquilinos em assembleias: o planejamento e a execução de projetos exigem reuniões para apresentar ideias e sensibilizar os moradores;
*Pesquise a empresa e elabore um orçamento: selecione o serviço que oferece a melhor relação custo-benefício, ou seja, faça uma análise de risco eficaz, avalie as características do local, dos moradores/funcionários e forneça um orçamento adequado para o projeto;
*Considere a qualidade dos equipamentos: preste atenção na compra dos equipamentos utilizados na estrutura de acesso remoto, torne-os confiáveis e forneça suporte do fabricante se necessário;
*Mantenha o porteiro por um tempo: Uma vez que o novo conceito é apresentado aos inquilinos ou funcionários e explicado em detalhes, ele pode ser implementado gradativamente. Uma boa dica é manter o porteiro ou vigia ligado por um tempo até que todos se adaptem.
Se no seu caso for conveniente, você também pode continuar usando um porteiro, que trabalhará com o controlador de acesso para aumentar ainda mais a segurança. Esta opção não prioriza a redução de custos.
Funcionamento dos Serviços de Portaria Remota
Quando falamos de serviços de portaria, remotos ou não, devemos sempre considerar três aspectos básicos:
-Comunicação: Permite a troca de informações com os funcionários/moradores, como confirmação de recebimento de um pedido, entre outros. Isso inclui sistemas de interfone, interfones eletrônicos, vide porteiros, fechaduras e etc.
-Controle de Acesso: Assegurar que apenas pessoas autorizadas possam entrar no local. Existe uma grande variedade desses produtos, e o tipo de acesso pode variar: senhas digitais, biometria (especialmente o reconhecimento facial, cada vez mais utilizado), etiquetas e leitura de etiquetas de veículos (para garagens), entre outras tecnologias.
-Vigilância: Possibilita a vigilância, a visualização de quem entra ou sai do local. As câmeras de segurança são o principal equipamento nesse sentido.
Além disso, no coração do sistema de portaria remota, está um centro de comunicações integrado.
Normalmente, o circuito consiste em câmeras estrategicamente posicionadas que capturam imagens e sons de fácil leitura. Além de sensores de presença que identificam o movimento das instalações, walkie-talkies eletrônicos e fechaduras também são conectados a aplicativos ou centrais de monitoramento.
Essas estruturas técnicas são autônomas, como comutadores de telefonia IP ou gateways, que permitem a interação com os visitantes e moradores dos condomínios sem a necessidade de equipe de portaria.
A seguir, entenderemos melhor a importância do centro de comunicação.
Centro de comunicação dos Serviços de Portaria Remota
Para condomínios com menos unidades habitacionais, recomenda-se a utilização de uma central de comunicação com expansão de capacidade reduzida (com expansão de 16 a 352 dispositivos).
Para complexos maiores que requerem mais pontos, a solução ideal é ter uma solução IP que forneça mais de 500 conexões. Para mais extensões, você pode usar essas duas opções juntas.
Para a implementação dos serviços de portaria remota, a comunicação IP é essencial. Um dos principais benefícios do uso de soluções como IP é a redução de custos. Com ele, é possível o roteamento inteligente de chamadas e extensões IP distribuídas.
As ligações entre os porteiros, a central de atendimento e funcionários/moradores não são cobrados porque não dependem de operadoras de telefonia. E as ligações podem ser gravadas, permitindo maior controle sobre as ligações e protegendo todas as informações.
Além disso, o telefone que atende a portaria remota pode fazer ligações externas com uma taxa bem menor por meio da operadora VoIP.
Considerando o restante dos equipamentos necessários, a portaria remota também precisa equipar todo o sistema. Um exemplo é uma câmera IP que captura imagens em alta definição, realiza gravação pela rede e possui alertas de detecção de movimento, permitindo o monitoramento por meio de um aplicativo em um smartphone.
Dispositivos de controle de acesso, como walkie-talkies por exemplo, podem ser integrados com etiquetas RFID, software de gerenciamento de acesso, terminais de residências, entre vários outros.
Comodidade e Praticidade dos Serviços de Portaria Remota
A principal vantagem da tecnologia de portaria remota é a facilidade de controle de acesso. O motivo disso é liberar os visitantes à distância sem precisar se deslocar até a entrada. Além de facilitar o acesso através de uma fechadura remota sem chave, podendo utilizar TAG’s, cartões de acesso e diversas outras tecnologias.
A Segurança dos Serviços de Portaria Remota
A segurança é um aspecto importante do investimento em serviços de portaria remota. Os locais podem ser monitorados por profissionais 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esses profissionais remotos podem lidar com qualquer tipo de situação inesperada, monitorando atentamente e acionando a polícia em caso de qualquer ameaça.
Além disso, o sistema pode gravar imagens de câmeras e telefones dentro do empreendimento, controlando o fluxo de pessoas e informações para os moradores e funcionários, garantindo a segurança eletrônica.
Ao usar o monitoramento remoto, o morador de um condomínio pode deixar seus visitantes entrarem sem precisar estar lá. Isso impede que pessoas desconhecidas tenham acesso à casa, o que pode causar tentativas de invasão.
Assim como, nas empresas, só é liberado o acesso após a confirmação dos responsáveis pelo local, independente se é funcionário, prestador de serviço ou visitante, é necessário realizar um cadastro e ter autorização para o acesso.
Queda de Custos ao optar pelos Serviços de Portaria Remota
A redução de custos é um dos maiores motivos para a criação de uma portaria remota. Esse sistema pode diminuir o número de funcionários, com apenas uma equipe de profissionais que irão monitorar e atender remotamente, garantindo a segurança dos locais e pessoas.
Muitos casos em grandes empresas por exemplo, pouco tempo após terem feito o investimento no Serviço de Portaria Remota, foi restituído o valor inicial, por conta das economias com grandes equipe ou sistemas independentes.
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