15- Projetos de Segurança Eletrônica para Indústrias – Quais os benefícios?

Segurança Eletrônica

Quais são os benefícios de investir em Projetos de Segurança Eletrônica em Indústrias?

Ao contrário de algumas outras áreas, a segurança eletrônica neste setor vai além da segurança patrimonial. Por meio da integração, usamos soluções de segurança inteligentes em toda a cadeia produtiva, mantendo os funcionários e equipamentos seguros.

Veremos as razões dessa diferença no final deste artigo.

A segurança eletrônica pode incluir basicamente:

Controle de acesso;

Sistema de CFTV;

Sistema de alarmes;

Análise de imagens.

Um complementa o outro e, juntos, proporcionam maior segurança, maior eficiência, precisão e menores custos operacionais. Sem muitas novidades até agora, aplicamos em qualquer empresa, certo?

Pois bem, propus que a análise de imagens seja responsável por fornecer inteligência e aumentar o nível de segurança eletrônica além da segurança patrimonial. Vamos rever cada um dos projetos acima que visam trabalhar diretamente no setor.

Segurança Eletrônica Industrial: Controle de Acesso:

A forma como as pessoas visitam sua empresa diz muito sobre a segurança que ela oferece. Nesta indústria, há relativamente muitas pessoas andando por aí, dia e noite. A verdade é: controlar quem entra e quem sai é muito mais do que dar aos funcionários um crachá para entrar. Ele é capaz de medir essas entradas e saídas, monitorando e garantindo que o acesso seja realmente seguro.

E se o veículo não precisasse parar na entrada para se identificar ou passar o cartão toda vez? Quanto tempo levará o processo de liberação de entrada para esses veículos? Faz sentido liberar rapidamente um veículo listado? Esperamos complementar isso na indústria, onde o controle de acesso pode ser usado de forma mais estratégica quando integrado a outros sistemas.

Uma delas é garantir que o funcionário entre em seu departamento, não apenas na entrada. As restrições e liberações de acesso também são personalizadas individualmente, tornando-o mais rápido e eficiente sem intervenção manual.

O departamento que fornece o risco só pode liberar para funcionários autorizados, e com o auxílio de câmeras com análise de imagem, também é possível monitorar se as entradas estão dentro da normalidade (por exemplo, funcionários que utilizam EPI’S).

Segurança Eletrônica Industrial: Sistemas de CFTV:

Claro, os dois termos sistema de CFTV e segurança eletrônica são os mais comuns e confusos. Isso ocorre porque o termo segurança eletrônico é frequentemente usado de maneira errada para se referir a sistemas de câmeras de segurança.

Na indústria, um sistema de vigilância pode ir além das câmeras de segurança comuns, pode ter funções de monitoramento e ações inteligentes, como análises.

O caso real de Geraldo (com nome fictício) é um exemplo de integração de sistemas de segurança e análises em excelentes retornos financeiros. Para resumir, na empresa de Geraldo acontecem muitos roubos e tem uma super equipe (com um custo alto) monitorando o local, onde eles vão até lá para garantir a segurança. As soluções periféricas mudam o jogo e eliminam os roubos. Isso porque agora, com uma equipe reduzida, podem agir em tempo real à medida que ocorrem invasões, acionando alertas, que são imediatamente levados as telas dos operadores responsáveis ​​pelo monitoramento e segurança.

Segurança Eletrônica Industrial: Sistemas de Alarmes:

Falando em alarmes, os sistemas de alarme integrados a outros sistemas de segurança eletrônica complementam a eficácia de todos eles.

São Sensores inteligentes para monitoramento em tempo real. Bem, parte do trabalho de soar o alarme e fazer muito barulho é eficaz, mas começa a agir efetivamente quando uma intrusão é detectada, é aí que as precauções funcionam. Isso é pensar em segurança eletrônica para indústria ou qualquer outra empresa.

Segurança Eletrônica Industrial: Análise de Imagens:

Um dos pontos-chave de manter a análise de imagem na indústria é reduzir os custos de mão de obra. Isso porque existem múltiplas possibilidades de análise das imagens capturadas por meio de inteligência artificial, que fornecem informações mais precisas e sem erros. Grandes equipes monitorando ambientes ou realizando atividades repetitivas podem ser direcionadas para atividades mais eficazes.

O que aconteceu foi que as equipes de segurança e gestão precisavam monitorar muitas imagens das câmeras e nem sempre conseguiam identificar falhas. Como resultado, os incidentes de segurança e o comportamento suspeito pode não ser detectado a tempo de evitar incidentes.

Sem contar que algumas dessas capturas acabam sendo descartadas ou difíceis de encontrar. Por meio da análise de imagens, podem ser geradas descrições de eventos ocorridos no vídeo, que podem ser usadas para listar pessoas, carros e outros objetos detectados no fluxo de vídeo, bem como a aparência e o movimento desses componentes. Essas informações são usadas como base para tomar medidas, como decidir se a administração deve ser notificada ou se os registros devem ser iniciados.

A utilização de sistemas de segurança eletrônica com análise de imagem na indústria traz os seguintes benefícios:

Custos reduzidos – menos vídeos são enviados pela rede, reduzindo a carga da rede e os requisitos de armazenamento.

Economize tempo – monitorar e pesquisar vídeos gravados ficou mais fácil, permitindo que os operadores monitorem mais áreas de cobertura.

Maior eficiência – A vigilância por vídeo automatizada de eventos de segurança ajuda a prevenir crimes e monitorar ambientes perigosos em vez de reagir somente após a ocorrência de um evento.

Criação de valor comercial – A integração de dados de vídeo com outros sistemas, como o ERP, significa que os sistemas de vigilância podem fornecer novas ideias e soluções para outras funções de negócios.

Além da segurança patrimonial:

O objetivo da análise de imagens não é apenas fornecer segurança, mas também fornecer informações relevantes para as decisões de gestão. Lembre-se: Todas as informações estão disponíveis em tempo real.

Um sistema de monitoramento para gerenciamento de risco pode ser criado. A função de perímetro mencionada anteriormente se aplica a áreas potencialmente perigosas.

O monitoramento faz sentido quando há uma intrusão em locais com risco de vida, como subestações, estações de tratamento de esgoto, locais de armazenamento de produtos químicos, etc. Outro local para monitorar é em espaços confinados, como encanamentos, salas que podem causar asfixia, etc…

Você percebe que não se trata apenas de prevenir o roubo?

Outra possibilidade é monitorar a segurança das máquinas, acionar alarmes quando objetos são retirados do local, contar objetos, pessoas ou veículos, medir a velocidade de empilhadeiras e veículos elétricos e verificar temperaturas.

Tão valioso quanto prevenir roubo ou intrusão pessoal não autorizado é manter os funcionários seguros em seu ambiente de trabalho.

Com assistência técnica no processo, a segurança fiscalizada pela equipe de segurança do trabalho em todos os momentos passa a ser 24 horas por dia por meio de inteligência artificial na imagem.

Como vimos, a segurança eletrônica no setor pode ir além da segurança patrimonial para a segurança e a saúde dos funcionários. Operar com tecnologia de ponta e integrar seus sistemas de segurança garante muitas outras vantagens além das já conhecidas.

 

Gostaria de aplicar um Projeto de Segurança em sua indústria?

Acesse nosso site e conheça nossas soluções: https://acessartecnologia.com.br/

Visite nosso perfil no Instagram: https://www.instagram.com/acessartecnologia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.