Você conhece as diferenças entre os serviços de portaria remoto, virtual e eletrônico? Esses serviços estão se tornando cada vez mais populares, mas ainda pode ser difícil diferenciá-los.
Soluções que facilitam a vida, economizam recursos e melhoram a segurança estão sempre sendo desenvolvidas. Novas tecnologias são criadas o tempo todo. Essas soluções também são encontradas em condomínios, empresas, parques de energia renovável, entre outras localidades.
Cada vez mais esses locais estão sendo roubados e vandalizados, e um bom sistema de segurança pode ajudar a prevenir muitos desses crimes. Modernizar a segurança de seu condomínio ou empresa é importante por isso, e algo que precisa ser considerado.
Existem muitas inovações de segurança atualmente, por exemplo, em condomínios, que estão fazendo com que muitos moradores questionem o que são. Isso inclui entradas remotas, virtuais e eletrônicas.
Nos horários de pico, é importante controlar a entrada e saída desses condomínios. E essas soluções modernas ajudam a controlar o fluxo de pessoas dentro e fora do condomínio, melhorando as rotinas seguidas.
A redução de custos é outro grande benefício dessa automação.
Para facilitar, vamos explicar cada um deles a seguir.
Portaria Remota:
A portaria remota proporciona segurança ao condomínio/empresa, permitindo a entrada e saída de moradores/funcionários, visitantes e prestadores de serviços. Eles também vigiam o local 24 horas por dia, todos os dias da semana. Seu trabalho é administrar a Segurança, atuando em questões à medida que surgem e em tempo real.
É necessária uma fechadura no condomínio/empresa para que somente pessoas autorizadas possam entrar, enquanto a portaria estiver em funcionamento. Isso ajudará a prevenir o crime e garantir que a pessoa que trabalha esteja segura. A portaria deve ser capaz de entrar e sair quando necessário, então uma chave precisa ser fornecida.
Essa portaria faz um registro de todas as entradas e saídas do condomínio, para que, caso haja algum problema, as medidas policiais ou judiciais possam ser acionadas com informações valiosas.
Vale ressaltar que esta é a opção de tecnologia mais completa disponível para atender a regulamentação condominial/empresarial atualmente e, portanto, exige um investimento maior na instalação, pois consiste em câmeras, chaves de acesso personalizadas, fechaduras e equipamentos de emergência para isso. Sem contar que não poderá ter falta de energia ou uma rede de internet instável.
Uma portaria remota presta assistência a pessoas que não conseguem chegar a um balcão de concierge, como usuários de cadeira de rodas por exemplo.
Portaria Virtual:
A portaria virtual é uma versão mais básica da portaria remota. A portaria virtual permite o acesso ao condomínio, e é muito mais automatizada. No entanto, algumas pessoas que usaram esse sistema encontraram problemas com a vulnerabilidade do sistema quando o serviço de Internet é interrompido ou há uma queda de energia.
Nesse tipo de serviço, não há suporte disponível 24 horas por dia. O gerente teria que cuidar de quaisquer problemas que possam surgir eventualmente.
Portaria Eletrônica:
Diferentemente das entradas citadas, onde a gestão é feita por meio de uma central que gerencia as entradas e saídas, a entrada eletrônica é um mecanismo pelo qual visitantes e vendedores podem ir diretamente ao apartamento que desejam conectar, atendendo-os apenas quando os moradores estão no local.
Neste caso, o próprio proprietário é responsável por gerenciar a entrada de quem entra ou sai do apartamento.
O uso da portaria eletrônica é menos recomendado para apartamentos de médio a grande porte, pois quanto mais pessoas houver, mais perigoso é para manter a segurança. No entanto, este modelo pode funcionar bem (e parece ser uma boa opção) em áreas residenciais onde vivem poucas famílias e onde o custo precisa ser distribuído entre poucos.
Qual a melhor opção?
Se você é proprietário de um condomínio, empresa ou parques de energia renovável, deve estar se perguntando qual a melhor solução para o seu condomínio, certo? Antes de decidir sobre a melhor solução, os síndicos ou responsáveis devem pesquisar empresas confiáveis e com bons históricos de clientes para ter mais segurança na contratação.
Recomenda-se também implementar algum orçamento para que possa ser avaliado o melhor custo-benefício e sempre comparado com o custo do local, que atualmente mantem um serviço de portaria presencial.
Com todos esses dados em mãos, é hora de trazer essa pauta para a assembleia e propor uma votação, pois os contratos de prestação de serviços só podem prosseguir se a maioria dos responsáveis votar a favor da implantação.
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