05- Monitoramento de Energia Solar – Como é feito?

Monitoramento

Você sabe como é feito o Monitoramento de energia solar? Por que é tão necessário monitorar os painéis fotovoltaicos?

Existem várias razões pelas quais você monitora a produção de energia solar do seu sistema fotovoltaico.

Afinal, o sistema é o seu fornecedor de energia e, quanto melhor o desempenho, maior a economia da rede e o retorno do investimento.

Monitoramento por Inversores solares:

Um inversor solar é um dispositivo que gerencia toda a produção de eletricidade em um sistema fotovoltaico e fornece informações para você.

Você pode monitorar a geração de energia solar do sistema através do inversor. Mas você não precisa fazer isso diretamente no dispositivo, que geralmente é instalado em áreas inacessíveis.

O monitoramento solar é feito diretamente do seu computador, tablet ou até mesmo celular. No final da instalação do seu sistema, um técnico da empresa solar conectará seu inversor à rede Wi-Fi de sua propriedade.

Dessa forma, você pode acompanhar a produção do seu sistema, não importa onde você esteja. Tudo através do navegador de internet em seu computador ou através do aplicativo de monitoramento solar em seu telefone/tablet. Você acessa a plataforma de monitoramento por meio de um nome de usuário e senha que lhe serão repassados ​​pela equipe técnica da empresa instaladora.

As informações que a plataforma de monitoramento fornece dependerão de qual fabricante de inversor seu sistema usa. O monitoramento de um inversor pode ser feito pela empresa que o instalou por meio de um procedimento.

Utilizando a tecnologia, você pode monitorar as informações de geração de um local remoto e, se necessário, auxiliar em algum procedimento de manutenção remotamente.

Problemas com o Inversor:

Um inversor solar pode sobreviver por pelo menos 15 anos e pode viver mais se for cuidado. Com o tempo, seu inversor pode ter um problema. Ele pode parar de funcionar ou ter alguma outra falha ou defeito. Quando isso acontecer, você terá que repará-lo.

A maneira de determinar por que isso acontece é através do código de erro exibido na ferramenta de monitoramento. Há muitas razões pelas quais um servidor pode ficar inativo, incluindo falha de hardware, problemas de software e outros problemas.

A tela da imagem abaixo é um monitor que possui uma pequena tela integrada a ele. Se o computador tiver um erro, essa tela mostrará o código nele. Quando o seu inversor falha, você pode diagnosticar o motivo através da tabela de códigos de erro no manual que acompanha o inversor.

Quanto mais cedo você informar a empresa que está contratando para instalar o sistema sobre o erro, mais rápido eles poderão corrigi-lo e seu sistema poderá começar a funcionar novamente.

Quais informações são exibidas no monitoramento:

Através da plataforma de monitoramento online, você pode acessar uma lista completa de informações sobre a produção elétrica do sistema. A produção pode ser rastreada em tempo real e até mesmo os logs podem ser rastreados para análise de desempenho e relatórios.

Confira as principais informações que você pode acessar ao monitorar seu sistema solar:

Geração instantânea:

É a saída em tempo real do sistema, mostrando a energia elétrica produzida pela luz incidente no painel. Portanto, quanto menos disponível, menor o rendimento do sistema, razão pela qual o rendimento noturno é zero.

Registros de geração:

Aqui você pode acompanhar o histórico de produção elétrica do sistema ao longo do tempo. Você pode visualizar a produção diária, mensal, anual e o total acumulado desde que o sistema foi colocado em operação.

Estimativa de economia de dinheiro:

Sem dúvida, esta é a principal informação que qualquer proprietário de sistema deseja acompanhar. Dependendo do preço de energia do seu revendedor, o inversor pode informar quanto você economizou, seja um dia, um mês, um ano ou cumulativamente.

Estimativa de Redução de Emissão de CO2:

Outra grande vantagem dos sistemas fotovoltaicos é a sua sustentabilidade por produzir energia limpa e sem impacto ambiental. Por meio do sistema de monitoramento, você também pode acompanhar sua contribuição ao meio ambiente.

Além das reduções totais de CO2, o sistema também mostra uma comparação entre o número de quilômetros percorridos pelos carros em chamas e o número de árvores poupadas.

Os benefícios do monitoramento solar:

Monitorar seu gerador solar tem várias vantagens. Além de ser simples e rápido, você pode entender, controlar e entender melhor o seu sistema. Confira os 4 benefícios do monitoramento solar:

Identificação instantânea de problemas:

Usando o sistema de monitoramento, quaisquer problemas que possam afetar a geração de energia podem ser identificados.

Esta não é apenas uma solução rápida, mas também evita que você danifique seu sistema. Por exemplo, digamos que em um dia claro, por volta do meio-dia, seu gerador esteja produzindo metade de sua potência de pico.

Claro que algo não está certo e você precisa verificar o que pode estar acontecendo. Caso contrário, você só saberá quando sua conta de luz chegará e não poderá recuperar suas perdas.

Conferência de dados:

Outro importante benefício do monitoramento é a possibilidade de comparar as informações de geração com as informações fornecidas pela distribuidora na conta de energia elétrica.

Ou seja, todo o excesso de energia produzido pelo seu sistema é injetado na rede e convertido em créditos de energia para você. Ao final de cada mês, a distribuidora calcula essa energia por meio de um relógio de luz e notifica em sua fatura o total de créditos gerados.

Mas essa medição pode falhar, o que pode custar mais do que você precisa para a energia da rede. Com o monitoramento solar, você consegue ver quanto seu sistema está produzindo para poder confirmar que os valores da sua conta estão corretos.

Previsão econômica:

Além disso, com o monitoramento, você pode estimar quanto pode economizar naquele mês. Com base no histórico de geração de energia, podem ser feitas previsões e elaboradas as contas de energia elétrica.

É também uma forma de maximizar as suas poupanças, pois pode comparar a quantidade de energia produzida e consumida durante o mês. Por exemplo, se você perceber que gasta muito mais do que produz na primeira metade do mês, pode planejar gastar menos no resto do mês e garantir que economize mais no final do mês.

Avaliação de Retorno de Investimento:

Por fim, o monitoramento do gerador solar é fundamental para acompanhar o retorno do investimento. A partir do histórico de geração armazenado pelo inversor, é possível calcular quanto você economizou desde o início do sistema.

Dessa forma, você pode calcular quanto retorno do seu investimento já alcançou. Além disso, com base na média da geração, você também pode estimar em quanto tempo receberá o retorno total do valor investido no gerador.

 

Gostaria de Implantar um monitoramento de Segurança em sua Fazenda Solar?

Acesse nosso site e conheça nossas soluções: https://acessartecnologia.com.br/

Visite nosso perfil no Instagram: https://www.instagram.com/acessartecnologia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.